Palestra "Os múltiplos usos do GNSS e o INCT GNSS NavAer"

No dia 5 de abril, às 8h30, o Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá a palestra Os múltiplos usos do GNSS e o INCT GNSS NavAer. A atividade será ministrada pelo professor do Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Presidente Prudente, João Francisco Galera Monico.

eesc satelite terra

Na ocasião será abordado o conceito de Global Navigation Satellite System (GNSS) e seus múltiplos usos factíveis de serem explorados, incluindo aplicações não-convencionais como GNSS Meteorologia e GNSS para estudos da Ionosfera, entre outras. Adicionalmente serão destacados os objetivos e resultados do projeto Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea (GNSS NavAer), aprovado em chamada para Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A palestra, aberta a todos os interessados, ocorrerá no anfiteatro II do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, localizado na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400. Também será transmitida ao vivo pelo canal YouTube do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, que pode ser acessado clicando aqui.

Sobre o palestrante

O professor Monico possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Engenharia de Levantamentos e Geodésia Espacial pela IESSG Univeristy of Nottinhgam (1995). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, principalmente em Geodésia Celeste, GNSS para Geodésia e Monitoramento da Atmosfera.

Durante sua visita à EESC, o docente também participará da comissão julgadora da tese de doutorado do aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Diego de Oliveira Martins, intitulada Monitoramento geodésico de estruturas por meio do método multipolar de aproximações sucessivas e de redes topográficas espaciais. A pesquisa foi orientada pelo professor do STT, Irineu da Silva, e sua defesa ocorrerá no dia 4 de abril, às 14 horas, no Anfiteatro II do STT.

O professor Monico participará, adicionalmente, de reunião sobre pesquisa e aula prática em laboratório nos dias 5 e 6 de abril, também no STT.

Departamento de Engenharia de Transportes (STT)