Artigos

EESC-USP recebe inscrições para curso sobre liderança para profissionais da área de saúde

Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o curso de difusão "Liderança e Habilidades Sociais na Gestão de Serviços de Saúde"Destinado a profissionais da área de saúde com responsabilidades pela gestão, coordenação e liderança de times em ambientes hospitalares, o curso é oferecido pelo Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP). 

 

Com coordenação do professor do SEP, Mateus Cecílio Gerolamo, que ministrará as aulas em conjunto com a professora do curso de eesc curso lideranca saude3Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Jeanne Liliane Marlene Michel, a psicóloga e pós-doutoranda do SEP, Daniele Carolina Lopes, e o engenheiro e mestre pela EESC-USP, Rafael Giacomassi, a atividade tem o objetivo principal de disseminar conhecimentos e desenvolver habilidades de liderança em gestores de hospitais de São Carlos e região, visando também apresentar as principais contribuições de pesquisas na área, sobretudo com relação às práticas para o desenvolvimento de líderes eficazes, a fim de colaborar com o compromisso da Universidade de propagar conhecimento para a sociedade.

 

O curso ocorrerá no dia 24 de novembro, sábado, das 8 às 18 horas - com carga horária de 8 horas -, na Sala de Seminários do SEP, localizada na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400. Ao todo foram disponibilizadas 45 vagas, das quais 25 são gratuitas: 10 para profissionais de hospitais públicos, 10 para profissionais de hospitais filantrópicos e cinco para critérios sociais. Acesse http://e.usp.br/cp3 para fazer sua inscrição.

 

Essa realização tem a colaboração da equipe de pesquisa do Grupo de Gestão da Mudança da USP São Carlos - Larissa Mussareli, Leonardo de Luca, Maria Simões Lima de Siqueira e Valeria Ema Callejas Guzman - e apoio administrativo da servidora Sueli Regina Ferreira.

 

O conceito de liderança

Liderança pode ser entendida como um processo de um fenômeno grupal no qual há influência mútua entre gestor e equipe, em busca de um objetivo comum. Entende-se como líder aquele que assume a responsabilidade de criar e manter a efetividade do time, estabelecendo a direção da atuação, promovendo o engajamento dos membros e facilitando o comprometimento de todos com o propósito.

 

No contexto das organizações de saúde, discutir o desenvolvimento em liderança pode ser importante para possibilitar a reflexão e permitir possíveis ajustes nas práticas cotidianas, de modo a alcançar melhores resultados para a instituição e para a sociedade, assim como melhorar qualidade de vida para todos os envolvidos.

 

Para mais informações, envie uma mensagem o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto "Curso Difusão - Liderança e Habilidades Sociais na Gestão de Serviços de Saúde".

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:

http://e.usp.br/cp4
Crédito: Divulgação

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk
Fotos institucionais: http://e.usp.br/8on
-----------------------------------------------------------------------------------

 

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.