Artigos

Vulnerabilidade, riscos e incertezas são discutidos em evento internacional organizado pela USP

Entre os dias 8 e 11 de abril, pesquisadores, profissionais e acadêmicos reuniram-se em Florianópolis (SC), com o objetivo de discutir, desenvolver e propor novas técnicas, métodos e soluções para a quantificação de incertezas e análises de risco, confiabilidade, resiliência, robustez e vulnerabilidade. Eles estiveram no evento "ICVRAM-ISUMA-UNCERTAINTIES", organizado pela USP, que contou com a participação de professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

 

À medida que nossa sociedade evolui e se torna mais complexa, precisamos lidar com os riscos e as incertezas decorrentes da tecnologia e da infraestrutura que fornecem nosso bem-estar material. As incertezas são intrínsecas a um clima aleatório e em mudança, à limitação de nosso conhecimento, à imprecisão da informação e à falta de confiança no comportamento humano. O risco, por sua vez, é consequência da fragilidade humana, da fragilidade da infraestrutura e da delicadeza ambiental. Abordar essas questões requer metodologias de quantificação de incertezas e análises de risco, confiabilidade e vulnerabilidade de nossa infraestrutura.

 

A conferência recebeu 92 participantes de 18 países, sendo a maioria de países estrangeiros, e reuniu três eventos da área: "3rd International Conference on Vulnerability and Risk Analysis and Management (ICVRAM)", "7th International Symposium on Uncertainty Modeling and Analysis (ISUMA)" e "4th International Symposium on Uncertainty Quantification and Stochastic Modeling (UNCERTAINTIES)".

 

Representando a EESC-USP, o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas, André Teófilo Beck, atuou como conference chair, e o professor do Departamento de Engenharia Mecânica e atual assistente administrativo da Diretoria, Marcelo Areias Trindade, participou como co-chair do evento "UNCERTAINTIESe presidente do Comitê Científico da conferência. Além deles, a USP esteve representada também com o professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica, Gilberto Francisco Martha de Souza, que foi co-chair dos eventos "ICVRAM-ISUMA".

 

Dos 155 resumos submetidos para o evento, 86 foram aceitos e podem ser acessados neste link: http://icvramisuma2018.org/cd/web/.

 

Mais informações podem ser obtidas com o professor Beck, no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou com o professor Trindade, no endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP


-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:

http://e.usp.br/a-z
Crédito:Sandra Puente Fotografia

http://e.usp.br/a--
Crédito: Nilva Damian - Dois Clicks

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk
Fotos institucionais: http://e.usp.br/8on
-----------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.