Artigos

Equipe da EESC-USP realiza projeto de extensão na área de saneamento em Porto Velho (RO)

Com o intuito de promover ações de integração entre universidade, município e a preparação de alunos de graduação no âmbito da extensão universitária, o projeto Mobilização e Capacitação para o Saneamento Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Social da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), aprovado no edital do MEC/SESu PROEXT 2016, está realizando pesquisa aplicada na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas de assentamentos precários.

Um dos enfoques está na mobilização e capacitação de atores-chave do saneamento (prefeituras; operadoras; agências de regulação; organizações da sociedade civil; e representantes de instituições não governamentais com ação em áreas de assentamento precário e contexto vulnerável). De acordo com o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC-USP e coordenador do projeto, Tadeu Malheiros, esse enfoque permite complementar a formação social, técnico-científica e pessoal de discentes de graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Escola, trazendo uma proposta de trabalho dinâmica, fora da sala de aula.

Durante a segunda semana de fevereiro, os alunos estiveram no município de Porto Velho (RO) realizando a primeira etapa, que incluiu atividades de visitas a campo nas áreas de assentamento precário, reuniões com atores-chave no tema do projeto e diagnósticos dos serviços de saneamento do município. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil realizado a partir da base de dados de 2015 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), Porto Velho está na posição 97 entre 100 cidades que foram avaliadas segundo a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água.

Para a aluna do curso de Engenharia Ambiental e estagiária da equipe, Bárbara Walderramos Lupino, os estudantes querem entender as demandas reais da cidade. "São muitas as diferenças entre os Estados e entre as necessidades das comunidades em áreas de vulnerabilidade social, e esse projeto de extensão possibilita uma visão crítica e social importante para formação do engenheiro". Compõem também a equipe, as alunas de graduação da Engenharia Ambiental Thalita Melo e Maria Chade, e o aluno do curso de Engenharia Civil Gabriel Slan.

O principal produto esperado a partir desse trabalho é o diagnóstico participativo quanto ao planejamento, gestão, gerenciamento, sensibilização e capacitação dos atores-chave em relação ao tema de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Para mais informações, entre em contato com o professor Tadeu Malheiros pelo telefone (16) 3373-9524 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:

Crédito: Professor Tadeu Malheiros