Artigos

EESC-USP é bicampeã nacional de simulação usando FlexSim

Equipes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) ocuparam os 1º e 3º lugares entre os finalistas na categoria software FlexSim do "II Desafio Lean Simulation", uma competição nacional organizada pelo Grupo Engenho que envolve a criação de soluções relacionadas à gestão e engenharia de produção utilizando metodologias de Lean e de simulação, por meio do software FlexSim. No ano passado, o 1º lugar do desafio também foi ocupado por alunos da Escola.

 

As equipes vencedoras nos dois anos foram orientadas pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, Arthur José Vieira Porto, com colaboração da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM), Livia Martinelli Tinelli. Com essas colocações, a Escola consagrou-se bicampeã nacional do desafio.

 

Participaram do time que obteve a primeira colocação deste ano os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Escola, Rafael Nunes de Campos, Alex Esteves Ribeiro e Pedro Paulo Paixão Oliveira Borges. Já no terceiro lugar estiveram envolvidos o aluno do curso de Engenharia Mecânica da EESC-USP, Alexandre Wada de Carvalho, do curso de Engenharia Aeronáutica, Xoel Lopez Barata, e do curso de Engenharia de Produção da Unicamp, Luan Fernandes Silva.

 

Em 2016, a equipe foi composta pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica Leticia Hatsue Maki e Victor Tamassia Noppeney, e pelo então aluno do curso de Engenharia Mecatrônica e atual mestrando do PPG-EM, Heitor Andrade Porto.

 

A premiação de 2017 ocorreu dia 13 de outubro, durante o "XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2017)", realizado em Joinville (SC). Cada aluno foi contemplado com um ‘tablet’ e um troféu, e a Escola recebeu um troféu, duas licenças completas do software FlexSim e um curso de treinamento em simulação.

 

Vale destacar que, visando preparar os alunos para o desafio, o professor Porto, com colaboração da doutoranda Livia, oferece no primeiro semestre de cada ano a disciplina optativa SEM0372 - Simulação de Sistemas Discretos, com 10 vagas disponíveis para cada um dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Produção e Aeronáutica.

 

Para mais informações, entre em contato com a doutoranda Livia pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC

 

-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:

 

http://e.usp.br/a7b - Equipe 2016
http://e.usp.br/a7a - Equipe 2017

Crédito: Elisabeth Maria Alves Alexandre

 

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk
Fotos institucionais: http://e.usp.br/8on
-----------------------------------------------------------------------------------

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.