Artigos

Startup iniciada na USP vence competição na Suíça e arrecada fundos para receber prêmio

A 'spin-off' de inovação tecnológica Thinkmilk, iniciada com o apoio das unidades da USP Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) durante a "Oficina de Inovação 2016", venceu o prêmio "Social Impact Award Switzerland (SIA Summit 2017)", em Genebra, tendo os melhores plano de negócios e 'pitch' entre as 13 startups 'early-stage' de impacto social participantes. Agora, por meio de uma campanha coletiva, a equipe busca financiamento para viajar à Europa e participar da cerimônia de premiação.

 

Fazem parte do grupo do projeto o aluno do Curso de Engenharia Elétrica da EESC-USP, Bruno Felipe de Azevedo Santos, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP, Rodrigo Duarte Pechoneri, e, como colaborador, o servidor do Grupo de Óptica do IFSC-USP, João Marcelo Pereira Nogueira, além de outros parceiros suíços. Eles recebem orientação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola, Daniel Varela Magalhães, e têm como mentor o professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, Daniel Capaldo Amaral.

 

O objetivo da Thinkmilk é desenvolver um dispositivo composto por um sensor de baixo custo que coleta e analisa amostras de leite durante a ordenha, exibindo informações sobre a qualidade do produto, traços de antibióticos e possíveis doenças do animal, ajudando pequenos fazendeiros a reduzir o desperdício de leite e a combater a mastite, um dos maiores problemas da pecuária de leite brasileira. Saiba mais em goo.gl/8MeGQ5.

 

Bruno pretende representar a equipe entre os vencedores de 18 países – Áustria, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Rússia entre outros – na cerimônia de encerramento "SIA Summit 2017", que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. Porém, para viabilizar sua viagem, a equipe precisa arrecadar R$ 2,5 mil por meio desta campanha de crowdfunding: benfeitoria.com/thinkmilk.

 

No evento, Bruno receberá o prêmio de quatro mil francos suíços (equivalente a R$13 mil), que será investido integralmente na Thinkmilk. Além disso, terá a oportunidade de apresentar o projeto a um grupo de capital de risco suíço interessado na tecnologia.

  

A startup também foi classificada em 3º lugar no hackathon de uma das maiores conferências de Internet das Coisas do mundo e eleita uma das 25 melhores ideias de negócios da Suíça no ano de 2017.

 

Sobre a "Oficina de Inovação"

A Oficina é uma realização da Agência USP de Inovação em parceria com o Centro de Engenharia Aplicada à Saúde (CEAS) da EESC-USP e o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) e visa apoiar projetos com caráter inovador submetidos por alunos de graduação de qualquer unidade da USP.

 

Mais informações com a equipe do Thinkmilk pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou Facebook fb.com/thinkmilkbr.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP


-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:

http://e.usp.br/a0l
Crédito: Divulgação

http://e.usp.br/a0m <Equipes vencedoras do SIA Summit 2017>
Crédito: Impact Hub Geneva

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk
Fotos institucionais: http://e.usp.br/8on
-----------------------------------------------------------------------------------

 

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.