Artigos

EESC recebe visita de professor da Universidade de Porto

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu, no último dia 25, a visita do professor Pedro L. Granja da Universidade de Porto, Portugal, e coordenador do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), uma importante instituição de pesquisa na área de engenharia aplicada à saúde.

 

Na ocasião, o professor ministrou uma palestra sobre a estrutura e as atividades de pesquisa do INEB, cuja missão é gerar conhecimento, fomentando a investigação, o treinamento avançado e a transferência de tecnologia em engenharia biomédica, e visitou o recém-criado Centro de Engenharia Aplicada à Saúde (CEAS), da Escola.

 

Com o lema “Engenharia para a Vida”, o INEB desenvolve tecnologias e dispositivos visando à melhoria da qualidade de vida e o aprendizado contínuo com organismos vivos através de pesquisas integrativas feitas por especialistas em biomateriais, regeneração de tecidos, nanomedicina, imagens médicas, processamento de sinais em medicina, geoepidemiologia, biologia e medicina, e aplicações clínicas dos trabalhos em curso em ortopedia e odontologia, neurologia, obstetrícia, oncologia e cardiologia.

 

Segundo o físico Orivaldo Lopes da Silva, do CEAS, essa foi a primeira visita do docente à Escola e há uma intenção de convênio com o INEB. “Existe um protocolo de intenções para o estabelecimento de um convênio entre o CEAS e o INEB, vinculado ao convênio já celebrado entre USP e Universidade de Porto”, declarou Silva.

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.