Artigos

Comunicado da CCInt aos docentes

A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP esclarece os docentes sobre o procedimento administrativo necessário para aceitação de alunos de graduação estrangeiros em intercâmbio na Escola.

 

Este comunicado abrange todos os tipos de intercâmbio via CCInt:

 

· Intercâmbio de graduação de seis a 12 meses;

· Intercâmbio de alunos que realizarão pesquisa nos laboratórios de graduação;
· Intercâmbio de alunos de graduação que estarão sob orientação de professor USP para realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
· Todo e qualquer outro tipo de intercâmbio de graduação.

 

O aluno estrangeiro deve providenciar a documentação exigida para que sua candidatura seja analisada e aprovada pela Comissão Coordenadora do Curso (CoC) pertinente, independente da forma de intercâmbio a ser adotada.

 

Essa documentação consiste em:

 

1. Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela universidade de origem;
2. Uma carta de recomendação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem;
3. Plano de estudos da EESC;
4. Ficha de inscrição;
5. Histórico escolar de graduação emitido pela universidade de origem, acompanhado de uma tradução simples para a língua portuguesa;
6. Cópia da folha de dados pessoais do passaporte, na qual consta a validade do documento;
7. Fotografia para documento digitalizada em formato .jpg, de tamanho máximo 50Kb;
8. Carta de indicação de professor da USP, no caso de intercâmbio de pesquisa e/ou TCC.

 

Os modelos para a ficha de inscrição e o plano de estudos podem ser obtidos no Portal EESC > Internacionalização > Recebendo Estrangeiros > Mobilidade estudantil.

 

Os documentos podem ser apresentados em um único arquivo, em formato PDF de boa qualidade, e encaminhados para o e-mail da CCInt – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. –, que reunirá a documentação, abrirá um processo e o encaminhará à CoC pertinente. O procedimento deve ser realizado com pelo menos três a quatro meses de antecedência.

 

Após a aprovação do intercâmbio pela CoC, será emitida uma carta de aceitação do aluno, assinada pelo diretor da EESC, com firma reconhecida em cartório, para que o aluno possa obter o visto brasileiro, o qual deve ser obrigatoriamente do tipo VITEM IV, pois a USP não pode aceitar aluno portando outro tipo de visto ou portando visto de turismo.

 

A CCInt ressalta que, sem todos esses documentos e procedimentos, não será possível a aceitação de alunos estrangeiros de graduação na EESC.

 

Para mais informações entre em contato com a Comissão de Cooperação Internacional pelo telefone (16) 3373-8188 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.