COMUNICADOS

Oficina Bibliometria Descomplicada com R e Bibliometrix

30/04/2024

Estão abertas as inscrições para a oficina "Bibliometria Descomplicada com R e Bibliometrix", que acontecerá no dia 10 de maio, das 8h às 11h30, no Auditório Marcius Giorgetti, localizado no Prédio Anexo da Biblioteca da EESC-USP. A oficina é destinada aos alunos de pós-graduação da EESC e das demais Unidades do Campus USP São Carlos. Há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas por este link

Os participantes inscritos deverão trazer seu notebook para realizar as atividades e receberão certificado de participação após o evento.

A oficina abordará técnicas fundamentais para análises bibliométricas, destacando-se coleta de dados nas bases de dados Scopus e na Web of Science, criação de link para uso do Bibliometrix e análises bibliométricas detalhadas. Ela será ministrada pelo professor André Romano, que é pesquisador, professor e consultor empresarial com pós-doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar. Romano tem mais de 30 anos de experiência profissional e possui uma sólida formação acadêmica e vasta expertise em análises bibliométricas e estratégia empresarial.

O Bibliometrix é uma ferramenta essencial na pesquisa acadêmica, permitindo avaliar a produção científica, identificar autores e instituições influentes, analisar redes de citação, detectar temas emergentes, avaliar a relevância das revistas e apoiar a tomada de decisão. Com ele, os pesquisadores podem obter insights valiosos sobre tendências, padrões e lacunas no conhecimento, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas de estudo.

Mais informação:

Serviço de Biblioteca da EESC