Equipe de Futebol de Robôs do SEL-EESC é vice-campeã latino-americana

A Equipe de Futebol de Robôs do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi vice-campeã do V Latin American Robotics Competition (Categoria RoboCup Small Soccer // F-180).

A Competição foi promovida pelo IEEE Latin American Robotics Council e pela RoboCup Federation, de 26 a 29.10.2008, na cidade de Salvador-BA.

A Equipe de Futebol de Robôs é coordenada pelo GEAR/SEL (Grupo de Estudos Avançados em Robótica do SEL), cujas atividades são essencialmente conduzidas por alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.

Os desenvolvimentos realizados explicitam elevados níveis de criatividade, competência e iniciativa, pois abrangem a resolução de problemas complexos envolvendo visão computacional, inteligência artificial, processamento de imagens, mecatrônica, sistemas de comunicação, processos em tempo-real, entre outros.

Todos os robôs e softwares desenvolvidos foram totalmente projetados pelos alunos do GEAR/SEL, permitindo a aquisição de know-how que visou o completo domínio das técnicas que seriam necessárias para disputar uma partida de futebol de robôs.

Esta foi a primeira competição disputada pelo GEAR/SEL, sendo ainda o único grupo da USP que dispõe de Equipe de Futebol de Robôs na Categoria RoboCup Small Soccer // F-180. A organização do grupo GEAR/SEL foi efetivada no início de 2007 e o mesmo está formalmente vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica, sob a tutoria do Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva.

Em breve, os robôs vice-campeões estarão em exposição nas dependências do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC.