Arte e cultura também fazem parte da rotina da comunidade EESC!

Aprecie os trabalhos selecionados para a 1a Mostra EESC de Arte e Cultura, nas modalidades Arte Visual e Música.

A iniciativa teve início na Semana de Recepção dos Calouros 2021 e integra as ações da Comissão de Cultura e Extensão Universitária - CCEx - para promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas de alunos, professores e funcionários.

Conheça a nossa arte!

Galeria de Artes Visuais

Clique nas imagens para visualizá-las com melhor definição

Bordados Macondo

Beatriz de Oliveira Pereira (Eng.Mecânica)

O bordado faz com que um simples desenho se torne capaz de refletir e aflorar os melhores sentimentos em quem faz e em quem vê. É um trabalho artesanal que ressignifica não só uma imagem, mas também o tempo, pois tudo parece se mover de forma diferente enquanto ele é feito. Essa foi a arte na qual, há alguns meses atrás, eu me encontrei e hoje é uma parte de mim.

Desenhos e Músicas

Caroline Santos Moreira (Eng.Mecânica)

Meu canal de músicas no youtube: https://youtu.be/R6kiSmpWvFM.

Válvula de escape

Catarina Mie Mizoe (Eng.Civil)

Desenhos e pinturas que, além de serem uma forma de expressão, funcionam como uma válvula de escape.

Luana de Sena Gomes.png
Eu sou a obra

Luana de Sena Gomes (Eng.Civil)

Obra: Retrato de Dr. Gachet - Vincent Van Gogh.

Cores

Ana Glaucia Fiscarelli
(Funcionária - Biblioteca EESC)

Pinturas em aquarela, tinta óleo e acrílica.

Sou autodidata, sempre me interessei por desenho e pintura desde criança.

Exposição fotográfica e poesias

Casimiro Paschoal da Silva (Funcionário-STI)

Fotos e poesias produzidas durante a viagem a África que compõe um acervo itinerante que faz parte do projeto artístico e musical do Casimiro que também integra a Banda Soul Jazz que se apresenta na Semana da Consciência Negra (20 de novembro) como forma e expressão da luta racial e suas contribuições culturais.

Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, funcionário da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, viajou para o país africano em abril de 2013. Durante esta viagem registrou faces, lugares e situações que revelam mais que um traço racial e cultural, evidenciam também a ancestralidade do povo brasileiro, de sua história e sua constituição. Realizou vários cursos de fotografia e foi convidado durante anos para exposições na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara (Unesp), Centro Cultural da USP, Bibliotecas das Unidades do IFSC, IQSC, EESC da USP - Campus de São Carlos, Escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio da cidade de São Carlos, Oficina Cultural de São Carlos.

Galeria Musical

Sonhos dos Miseráveis

Antônio Emílio Shibata (Pós-graduação - Hidráulica e Saneamento)

A mim agrada muito escrever... o que quero mostrar não são as minhas técnicas instrumentais ou de canto, mas sim a letra da música.

Oscar Bogarin - Where Is My Mind

Oscar Bogarin (Engenharia Civil)

Sou aluno do curso de Engenharia Civil, nasci e cresci em Assunção, Paraguai e estou estudando no Brasil desde 2019. Comecei tocando violão quando tinha 12 anos mais ou menos. Hoje em dia, além da graduação, tenho o meu projeto musical no Spotify e estou trabalhando para lançar mais conteúdo próximamente.
Instagram: @oscarlbogarin
Spotify: Oscar Bogarin
Youtube: Oscar Bogarin

1. Cover da banda Pixies que consegui gravar na minha casa durante a quarentena. Foi gravado e editado completamente com o meu celular (vozes, instrumentos, vídeo).

2. Minha primeira música própria, já disponível em todas as plataformas digitais

Interpretação em Dupla de Violão Acústico

Augusto José Silvestre de Lima (Engenharia Aeronáutica)

Cover por gravação editada do tema "Watashi no Theme", de Michiru Ōshima, da trilha sonora do Anime The Tatami Galaxy por dupla de violões acústicos

Meu nome é Augusto Lima, sou estudante do curso de Engenharia Aeronáutica. Desde os 10 anos toco o violão, mais recentemente comecei a estudar peças acústicas, em especial de algumas histórias que gosto. O violão e a música, em plano mais geral, são a forma que mais gosto de expressão e sempre foram um dos baluartes que me sustentaram pelos piores momentos da minha vida.

Ave Maria // BACH/GOUNOD

Cira Pitombo (Docente - Engenharia de Transportes)

Uma linda peça em homenagem ao dia das mães.

Sou o exemplo de que nunca é tarde para aprendermos algo novo. Comecei a aprender violino há 3 anos apenas e a música tem sido meu grande conforto em momentos de crise como estes que estamos vivendo.